terça-feira, 15 de março de 2011

China e Espanha assinam cooperação para integrar energia eólica à rede

 

Operadores do sistema dos dois países vão trocar informações sobre transmissão e integração da fonte
Crédito: Getty Images
A Red Eléctrica de España (REE) e a chinesa State Grid Corporation fecharam um acordo de colaboração para a troca de experiências na operação e na transmissão de energia elétrica. A espanhola, equivalente ao Operador Nacional do Sistema (ONS) brasileiro, vai cooperar com seu conhecimento para a integração das fontes renováveis à rede, enquanto a estatal da China vai contribuir com tecnologia para a transmissão de energia em altíssima tensão e por longas distâncias. O principal objetivo é acelerar e aperfeiçoar a integração da energia eólica aos sistemas.
A REE afirma que vai transferir para os chineses conhecimentos sobre seus métodos de operação, com a previsão de geração renovável e os sistemas de monitoramento da produção eólica adotados na Espanha. Por parte da State Grid, o destaque é a experiência na construção e operação de linhas de transmissão de até 1.000kV em corrente alternada e 800kV em contínua. Na Espanha, as linhas de alta tensão têm entre 220kV e 400kV, sempre em corrente alternada.
O acordo entre as empresas tem a duração inicial prevista de três anos e vai tratar também de temas relacionados a eficiência energética, desenvolvimento das redes inteligentes - as smart grids -, armazenamento de energia e o veículo elétrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário