quinta-feira, 3 de março de 2011

Gliese 581

Nós não estamos sozinhos. O nome dele é Gliese 581g , um planeta, que se descobriu ser não só habitável, mas se considera que ele abrigue vida. Agora, a última descoberta: um sinal de comunicação exterior está sendo enviado a partir desta mesma localização no espaço. Os cientistas não se surpreenderam... 
Os cientistas estimam que a Via Láctea sozinha contenha cerca de 200 bilhões de estrelas e se entre dez a vinte por cento destas estrelas contenham planetas habitáveis, significa que existam cerca de 40 bilhões de planetas habitáveis somente nesta galáxia. O astrofísico australiano, Dr. Ragbir Bhathal, da University of Western de Sydney, afirmou que "os pulsos de luz que ele detectou em dezembro de 2008 são da região do espaço onde o planeta extra-solar Gliese 581g orbita uma estrela anã vermelha”.
Via Láctea
O professor Steven Vogt (professor de astronomia e astrofísica da Universidade da Califórnia) já havia declarado que o Gliese 581g estava dentro da zona habitável de uma estrela, e afirmou que "dada à onipresença e a propensão de a vida florescer onde é possível, eu diria, é que as chances de vida no planeta são de 100 cento”.
  Dr. Bhatal é membro do capítulo australiano do SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence), que é uma organização científica sem fins lucrativos, que realiza prospecção, pesquisa e educação na área da astrobiologia / exobiologia (o estudo das formas de vida no espaço). Ao encontrar o pulso raro de energia em dezembro de 2008, ele declarou: "Olhando para alguns objetos, encontramos este sinal muito forte, uma espécie de sósia do tipo de coisa que estamos procurando”
Ainda há céticos na comunidade científica, entre eles o pioneiro do SETI Prof Frank Drake, ex-diretor do radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, que afirma que ele precisa ver a prova em primeiro lugar, mas considera que o sinal é intrigante. Em segundo lugar, é um sinal extremamente incomum vindo de um planeta habitável que possui em torno de duas vezes o tamanho da Terra. Um fato é que se torna cada vez mais evidente: nós não estamos sozinhos.

7 comentários:

  1. Então Gliese 581g pode ter vida, mas qual é a temperatura?

    ResponderExcluir
  2. depende do lado, o Gliese 581g é como a lua, de um lado eh sempre "dia" e do outro sempre "noite".
    creio q no lado escuro tenha-se uma media de -35 a -10 graus celcius, e no lado claro tb seja por ai. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Daqui uns dia vamos ter um cruzeiro para lá...

    ResponderExcluir
  4. e so os astronomos testar a teoria do buraco de minhocas

    ResponderExcluir
  5. humanos, tem que para de ser gananciozos, *_* e aceita ki nao estamos sozinhos.

    ResponderExcluir